terça-feira, 17 de novembro de 2009

A CORRUPÇÃO E A LUSOFONIA

"A Transparency International revelou hoje o seu ‘ranking' anual sobre a percepção da corrupção e Portugal ocupa o 35º lugar entre os 180 países analisados.

Em primeiro lugar, e com o estatuto de país menos corrupto do mundo, está a Nova Zelândia. No extremo oposto aparece a Somália.

A nova posição de Portugal representa uma queda de três lugares em relação ao ano anterior, quando ocupava o 32º lugar.

Desta vez, não há qualquer referência específica para o que terá estado na origem desta queda. O ano passado, a organização internacional explicava a descida do 28º para o 32º lugar com a "atenção pública" dada a "investigações proeminentes do desporto", como o processo Apito Dourado, e com a investigação da doação ilícita da Somague ao PSD".
in Diário Económico, de hoje

A propósito, Moçambique ocupa a 130º posição. Angola ocupa a 162º, juntamente com a Guiné Bissau, Timor Leste o 146º lugar, São Tomé e Príncipe o 111º, Brasil o 75º lugar e Cabo Verde o 46º.

1 comentário:

  1. Na LUTA CONTRA CORRUPÇÃO...

    Baixo notícia divulgada na "Rádio das Nações Unidas":

    "CAMPANHA ALERTA PARA A CORRUPÇÃO NO MUNDO

    06/11/2009

    Agências da ONU afirmam que a corrupção obstrui o acesso à educação, à saúde e à justiça; cartazes e material informativo na Internet ressaltam as dificuldades encontradas para se chegar às Metas do Milénio.

    Daniela Traldi, da Rádio ONU Nova York.

    Alertar o mundo sobre o impacto provocado pela corrupção no desenvolvimento global.

    Esse é o objectivo de uma campanha lançada nesta sexta-feira em conjunto pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime, Unodc, e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud.

    Atenção

    Através de cartazes e material informativo na Internet, as agências da ONU querem chamar a atenção para as dificuldades encontradas para se chegar às Metas do Milénio.

    O Unodc e o Pnud afirmam que a corrupção obstrui o acesso à educação, à saúde e à justiça, debilita a democracia e limita a oportunidade das pessoas de prosperarem.

    Com o slogan 'Your NO Counts', em português 'O Seu NÃO Conta', as Nações Unidas convocam a participação da população mundial contra a corrupção.

    O lançamento da campanha acontece um mês antes do Dia Internacional Anti-Corrupção, marcado para 9 de Dezembro, e antes da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que começa na próxima segunda-feira em Doha."


    MmeCorreia

    ResponderEliminar